terça-feira, 8 de novembro de 2011

Melvin Jones tinha uma qualidade que tornava tudo possível - ele acreditava. Ele sabia que a diferença entre "pensar" e "acreditar" era apenas uma questão de ter convicção. (Wing-Kun Tam).

Olá Companheiros, Companheiras, Domadoras e Amigos do Leonismo
Estamos por aqui mais uma vez, procurando falar daquilo que amamos verdadeiramente, o Leonismo. Este é um blog independente, para democraticamente falar do nosso movimento de uma forma ampla e geral, sem estar atrelado a este ou aquele distrito e seus clubes. O nosso desejo é passar algumas informações, atividades e comentários, inclusive também abrindo espaços para que outros companheiros possam enviar material e fotos, para que possamos incluir por aqui. Será um prazer. Solicitamos também que nos ajudem a divulgar esse blog junto a seus companheiros e pessoas que gostam do Leonismo. Aceitamos sugestões e críticas, claro desde que construtivas.

PARA SE COMUNICAR CONOSCO, e.mail:  otaviodea@hotmail.com
..........................................................................................................................................

Lions Quest este é o assunto!
Ainda não muito bem definido, ou entendido, ou ainda promovido junto aos clubes, Lions Quest aos poucos vai abrindo espaços e rompendo barreiras, no entendimento de sua proposta, naquilo que busca e nos seus objetivos. Basicamente se trata de um programa de Lions Clubes Internacional (LCIF) criado para desenvolver as habilidades de vida de estudantes, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Ao promover uma colaboração singular entre alunos, suas famílias, escolas e leões, o Lions Quest fomenta o desenvolvimento de estudantes disciplinados e responsáveis, que assumem um compromisso com suas famílias, amigos, escolas e comunidades.
A Revista Lion Brasil Sudeste, edição de junho 2011 – número 66,  tem um interessante texto elucidativo, apresentando um “passo a passo” a esse respeito. E para saber mais ainda, acesse:   WWW.lions-quest.org
.................................................................................................................

Eu estou, eu sou, eu acredito! Um exemplo!
“Eu estou no Lions Clube há 55 anos! Eu sou um fã inveterado desse Movimento Mundial! Eu acredito no Leonismo porque ele faz a diferença na vida de milhões de pessoas. Porque em quase 100 anos de existência esse Movimento tem cumprido sempre a divisa “Liberdade, Igualdade, Ordem, Nacionalismo e Serviço”. Acredito na grande missão do leonismo que se cumpre diariamente em todos os países do mundo, em cada pequena vila onde haja um Companheiro Leão ou uma Companheira Leão.
Quem disse isso, quem escreveu isso, como parte integrante de um texto foi o CL Áureo Rodrigues, sobejamente conhecido no leonismo, por seu arrojo, por seu trabalho, por sua total dedicação ao nosso movimento.
....................................................................................................................................

Prevenindo a cegueira e salvando a visão de milhões de pessoas em todo o mundo
Lions Clube de Andradina Sul também já chegou a realizar Campanha da Boa Visão.
Há quase 100 anos nossos companheiros trabalham em projetos que buscam prevenir a cegueira, restaurar a visão e aprimorar o atendimento oftalmológico de milhões de pessoas por todo o mundo. Leões atuam como voluntários em projetos de visão que já: Aprimoraram o atendimento oftalmológico para 100 milhões de pessoas ao oferecer treinamentos para mais de 650.000 profissionais oftalmológicos e construir 315 hospitais especializados. Forneceram mais de 147 milhões de tratamentos de oncocercose. Proporcionaram quase 8 milhões de cirurgias de catarata. Salvaram a visão de mais de 14 milhões de crianças ao oferecer exames de visão, óculos e outros tratamentos por meio do projeto Visão para Crianças. Preveniram a perda grave da visão de mais de 30 milhões de pessoas no mundo inteiro. Estabeleceram ou fortaleceram centros pediátricos de atendimento oftalmológico, ajudando mais de 120 milhões de crianças. Vacinaram 41 milhões de crianças na África contra o sarampo, a principal causa da cegueira infantil. Ajudaram a erradicar a disseminação da tracoma na Etiópia ao fornecer 10 milhões de doses de azitromicina, medicamento que salva a visão. Desde 1990, o Lions arrecadou mais de US$ 415 milhões para ajudar a proporcionar a visão para todos.
Leões trabalham para melhorar a visão
Por meio de esforços como esses, o Lions conquistou o reconhecimento mundial de nosso trabalho para melhorar a visão. Nossos companheiros pelo mundo também estão ativamente envolvidos em: Reciclar óculos em 17 centros ao redor do mundo. Dar apoio a Bancos leonísticos de olhos que fornecem tecido ocular humano para cirurgias que salvam a visão. Examinar a visão de centenas de milhares de pessoas por ano. Fornecer tratamento para aqueles que correm o risco de perder a visão. Em 1925, Helen Keller desafiou os Leões a se tornarem “paladinos dos cegos na cruzada contra a escuridão”. E nós aceitamos. Hoje, os programas de visão continuam sendo uma de nossas principais causas.
..........................................................................................................................................................................
Uma das várias maneiras de reconhecer o empenho de leões
Ouvir é uma das atividades de reconhecimento menos utilizadas no mundo e é uma das habilidades menos desenvolvidas. Tente ouvir o que os outros pensam, sejam eles seus Companheiros Leões ou não Leões que apóiam o seu trabalho. Ouvi-los é um sinal de que você se preocupa, e que eles são importantes.

Envie uma carta ou cartão à família de alguém que você deseja reconhecer. Descreva o seu bom trabalho e o impacto que esta pessoa está exercendo no Lions e na comunidade. Encerre a correspondência como um fecho como este: “Estamos muito orgulhosos com (nome da pessoa) e achamos que você também deve estar”.

Aqui apenas duas maneiras, mas existem outras, são setenta e estão em   www.lionsclubs.org/PO/common/pdfs/ldsp003.pdf
....................................................................................................................................

 O ingresso da mulher no Lions como associada (Parte I)
Desde os primeiros passos de Melvin Jones, em 1913, para a fundação do Lions, ele foi auxiliado por sua esposa Rose Amanda Freeman ,que assim marcava a presença da mulher no Lions.
Em outubro de 1917, durante a 1ª Convenção de Lions realizada em Dallas no Texas, EUA foi aprovado o ingresso da mulher como associada. Compareceram 36 Delegados e era Presidente William P. Woods.
Na 2ª Convenção, realizada em agosto de 1918, em Saint Louis, Missouri - EUA a resolução da Convenção anterior foi revogada, suspendendo o ingresso da mulher como associada. Compareceram 66 delegados e era Presidente L.H.Lewis. Não se tem noticia do ingresso de alguma mulher no período 1917/1919.
Em 1920, foi fundado o 1º Clube das esposas dos associados do LC de Quincy, denominado Lioness Club of Quincy (Illinois) com o objetivo de ajudar e colaborar com aquele Lions Clube. Foi eleita Presidente Lois Dudley. Esse Lioness Clube não tinha qualquer relacionamento administrativo com o Lions Clube.
Em junho de 1925 ,durante a 9ª Convenção, realizada,em Cedar Point, Ohio- EUA sob a presidência do canadense Harry A. Newmann foi outorgado a Helen Keller ,o titulo de Sócia - Honorária de Lions Internacional, tornando-a assim a 1ª Mulher a ser associada. Na mesma ocasião.a distinção foi estendida para Ann Sullivan Macy, preceptora de Helen Keller, que se tornou a 2ª mulher a ser associada(Honorária) de Lions.
Em 05 de dezembro de1957 foi fundado o Leo Club de Abington High School, aberto a moças e rapazes, era o 1º Leo Clube fundado.
Em 15 de outubro de 1963 foi fundado em São Paulo, o Clube de Castores - Ginásio Stanford, clube aberto a jovens de ambos os sexos.
Em26 de agosto de 1969 foi fundado o Leo Clube de Maceió - Lagoa, o 1º Leo Clube brasileiro, também aberto para jovens de ambos os sexos.
Em 24 de dezembro de 1975 foi fundado o Lioness Club de Mount Pleasant no estado de Carolina do Norte - EUA, constituído unicamente por mulheres,
Em 1976, Betty Schweiss do Lioness Club de Fox-Lake (Illinois) torna-se a 1ª Lioness reconhecida pela Fundação de Lions Internacional, "Amiga de Melvin Jones".
Em 26 de setembro de 1977, apadrinhado pelo Lions Clube do Rio de Janeiro - Mater Clube, foi fundado o Lioness Clube do Rio de Janeiro, o 1º Clube, presidido por Dolores Matheus.
No AL 1976/1977 o CL João Fernando Sobral, Presidente Internacional apresentou à Diretoria Internacional, proposta para o ingresso da mulher como associada. A proposta foi rejeitada no Comitê.
No AL 1985/1986, durante a 69ª Convenção Internacional, realizada em New Orleans Louisiana - EUA, sendo Presidente Joseph L.Wroblewsky foi apresentada proposta para o ingresso de mulheres, não sendo aprovada por não atingir o "quorum" necessário.
No AL 1986/1987, durante a 70º Convenção Internacional, realizada em Taipei, Taiwan, sendo Presidente Stan A. Akestann, com o quorum de 77% dos votos dos Delegados, foi aprovado o ingresso da mulher no Lions, em 4 de julho,quando ocorreu o ingresso da 1ª mulher na Associação Internacional de Lions, MARIA NYDIA MANZANO DE FREITAS, apadrinhada pelo CL Salvador Sindona Filho , como associada do Lions Clube de Assis - São Paulo (DLB-1).
CL Alexandre Campos da Costa e Silva Ex-Governador do Distrito L-3 AL 197l/72 - Atual LC-1

....................................................................................................................................................................................................................



SERVINDO SEMPRE !!!

Lions Clube de Garça / 44ª Copa Cidade de Garça
Unindo esporte com filantropismo, quando as equipes participantes fizeram doações de alimentos não perecíveis. Na verdade não só as equipes, como cada um de seus jogadores inscritos. Foram quatro torneios, futebol de campo, futebol suíço, futebol suíço livre e futebol suíço máster, reunindo 750 atletas em todas as categorias. Ao final, de forma brilhante foram arrecadados 700 quilos que foram direcionados a Sociedade São Vicente de Paulo. Espetacular!

Lions Clube de Cardoso Moreira / Curso para Gestantes
Nada mais, nada menos que 51 senhoras grávidas, participaram integradas no Curso para Gestantes que o clube realizou, com palestras ministradas por profissionais, como médico, enfermeiro, nutricionista e professor de educação física, abordando temas, como A importância do pre-Natal, Exercícios e alimentação adequados às gestantes, Banho do bebê, Amamentação e outros. Todas receberam um kit básico de enxoval do bebê. Excelente!

Lions Clube de Itapetininga / Caminhos para uma Educação Transformadora
O objetivo principal do clube  foi o de colaborar com a educação ambiental, estabelecendo uma ponte com os estudantes nas escolas da rede estadual de ensino, observando e destacando os temas, Água, reconhecimento do capital natural, Recomposição de mata ciliar e Adoção de cabeceira de uma nascente, Coleta seletiva do lixo e sustentabilidade, Plantio de árvores na zona urbana, Identificação e adequação das espécies com importantes segmentos da sociedade. Muito bom!


Lions Clube de Guarulhos Centro / Seja um Craque, Não use Crack
Registrando uma iniciativa bastante feliz dos companheiros de Guarulhos com a realização da 1ª. Campanha – Seja um craque, não use crack, reunindo alunos de 123 escolas, através de um vibrante torneio de futsal acompanhado de palestras. Maravilha!


Lions Clube de Adamantina / Ação Global com várias atividades
Os companheiros de Adamantina foram à luta mais uma vez promovendo uma Campanha denominada Ação Global, com várias atividades integradas, Coleta para troca de 4 litros de óleo usado por 1 litro novo, no total 156 litros, Recolhimento de aparelhos eletrônicos, celulares e pilhas, 630 quilos, Limpeza de trecho do Rio Feio, quando foram coletados 200 kg de lixo, Distribuição de 1.600 cartilhas educativas nas escolas públicas e 4.500 panfletos. Bela iniciativa!
.................................................................................................



Pensamento de Melvin Jones
Não faz diferença alguma quem descobre a verdade, desde que ela seja descoberta. A verdade sempre existiu, antes mesmo de que alguém saísse à sua procura.

Pensamento de Sobral
O meu leonismo parte do princípio que, acima de tudo, pontua o Código de Ética e os Objetivos, que são imutáveis. Estabelecessem os valores a serem praticados. Sem o exercício de valores não há leonismo.

Pensamento de Soliva
Vamos parar um instante e olhar para dentro de nossa consciência para lembrarmos a resposta a esta pergunta: “Que tenho feito realmente para me sentir e fazer com que os outros se sintam necessários”?

Nota Final
É mesmo maravilhoso o nosso leonismo. Estamos em 7º.lugar no Leonismo Mundial. A nossa frente, Itália, Alemanha, Coréia, Japão, Índia e Estados Unidos. Mas, atrás de nós países poderosos como, França, Canadá, Taiwan. Na America do Sul, lideramos com 41.435 associados em 1.584 clubes. Somos na verdade um Universo de Servidores.

Quando puder, passe por aqui, periodicamente serão postadas informações, atividades e comentários sobre o nosso leonismo. Acesse:   WWW.blogdolionscomamor.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário